quarta-feira, 1 de outubro de 2014

ALEXANDRE BONAFIM - POESIA.NET - S PAULO - BRASIL



Número 319 - Ano 12
São Paulo, quarta-feira, 01 de outubro de 2014
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"Nada parece mais com o fim de tudo / 
Que um gato morto.»

Vinicius de Moraes, "Soneto do Gato Morto",
  in Poesia Completa & Prosa, Nova Aguilar, Rio, 1986
______________
- Todas as imagens: quadros da pintora paulista
   Djanira da Motta e Silva (1914-1979)



Alexandre Bonafim


Alexandre Bonafim


O secreto nome do sol
Alexandre Bonafim


Djanira - Vendedores em um cais da Bahia
Djanira, Vendedores em um Cais da Bahia (1959)




CELEBRAÇÃO DAS MARÉS 


III

Do poema nada nos resta
a não ser essa viagem
rumo aos mares,
esse gosto de naufrágio
ao findar das paixões,
esse astrolábio partido.

O poema,
peixe cego,
barco amputado,
nada nos ensina,
em nada modifica
a força das marés.

Rastro de espuma
na pele dos acasos,
o poema finca as âncoras
no sal, na eternidade,
onde nossas ausências
ardem o grito dos corais.

O poema é nudez precária,
procela sem ventos, sem nuvens.
Quando nele adormecemos,
acordamos com os ossos fraturados,
vergastados pelas maresias.

O poema é tão inútil
quanto o mar ao fim da tarde.

Por isso seu esplendor é límpido
como a beleza do silêncio.




Djanira - Estudo, sem data
Djanira, Estudo, sem data




XVII

Imprescindível era guardar
no cerne do corpo
o secreto nome do mar.

O coração tornou-se a chaga viva
de uma palavra que jamais cicatriza.



II

Basta fechar os olhos, para que o silêncio,
o mais distante, contorne tua face
constelando-a onde nunca estarás.
Para tanto, abraçaste o desassossego
de itinerários silenciados pelas estrelas.
Soubeste o nome de tua dor mais reclusa?
Só, ergueste os braços para o que nunca soubeste
e havia apenas um rastilho de madrugada
convidando-te para o banquete das palavras
as mais delicadas, as nunca ditas.



VII

À beira do meu corpo
está o touro.
A alegria é o coração
de um pássaro
recém-nascido.


De O Secreto Nome do Sol (2013)




Djanira - Festa do Divino em Paraty
Djanira, Festa do Divino em Paraty (1962)




[A VIDA É SEMPRE SÚBITA]

                     a Roseana Murray


A vida é sempre súbita,
como folha a cair na rua,
pássaro recém-nascido a despencar do ninho.

A vida é sempre susto,
choque elétrico a cortar a carne,
farpa a estilhaçar a pele.

Nada nos protege desse frio.
Nada nos ampara dessa nudez.

A vida é sempre agora,
atropelamento em esquinas vazias,
rosto a refletir o nada nos espelhos.


De Sobre a Nudez dos Sonhos (2011)




Djanira - Três Orixás (1966)
Djanira, Três Orixás (1966)
[HÁ DIAS EM QUE OS PÁSSAROS TARDAM A REGRESSAR]

                    These are the days when Birds come back —
                    A very few — a Bird or two —
                    To take a backward look.

                                       Emily Dickinson


                                                      a Geri Aparecida Biotto Bucioli



Há dias em que os pássaros tardam a regressar,
manhãs em que o inverno pousa, em nossa nudez,
as horas da esquecida infância. Nesses momentos,
o crepúsculo nunca se despede de nossos olhos,
as folhas não afagam o vento: somos, inteiros,
uma doce melancolia a gestar as primaveras. Há dias
em que os pássaros são a promessa de um milagre.


De A Outra Margem do Tempo (2008)

Alexandre Bonafim 
•  O Secreto Nome do Sol
    
Patuá, São Paulo, 2013
•  Sobre a Nudez dos Sonhos
    
Editora PUC-GO/Kelps, Goiânia, 2011
•  A Outra Margem do Tempo
    
Ribeirão Gráfica, Franca, 200
8


Caros,

Esta é a segunda vez que o poeta 

Alexandre Bonafim (Belo Horizonte, 1976)
 comparece às páginas deste boletim. 

A primeira foi na edição n. 188, cerca de oito 

anos atrás. Naquele momento, ele acabara de 
estrear em livro com o volume Biografia do Deserto
De lá para cá, o escritor já se lançou num bom punhado 
de novas empreitadas poéticas. Sua publicação mais 
recente é O Secreto Nome do Sol (2013).

Nesta revisitação ao trabalho de Alexandre Bonafim, 

organizei uma microantologia com poemas de três de
 seus livros: A Outra Margem do Tempo (2008); 
Sobre a Nudez dos Sonhos (2011); e o já citado 
O Secreto Nome do Sol.

P trabalho de Bonafim parece, até agora, trilhar 

essencialmente o mesmo rumo delineado desde sua
 primeira coletânea. É uma poesia que, como destaquei 
há oito anos, contempla com perplexidade o teatro do 
mundo. E a peça que ela vê e nos apresenta está marcada
 pela carência de diálogo e pela impossibilidade de encontro.

Agora, com o passar do tempo — e diante de uma obra

 muito mais densa —, é possível destacar outras 
características na poesia de Alexandre Bonafim. 
Uma delas é seu óbvio parentesco com certo 
veio da lírica portuguesa, aquele praticado por
 mestres como António Ramos Rosa e
Eugénio de Andrade.

Não que o texto do poeta mineiro seja

 simples caudatário do que produziram 
esses mestres lusitanos. Refiro-me à similaridade 
de atmosfera lírica, ao gosto pelas metáforas
 abstratizantes. No caso de Bonafim, ressalta a
 personalização de itens como os mares, o silêncio,
 a palavra, o crepúsculo. Do mesmo modo, seres 
bastante concretos como o pássaro e o touro são 
quase sempre tomados como símbolos e tendem 
a se encontrar com estrelas, mistérios, segredos.

Desçamos a uma observação mais concreta. Não me

 lembro (e aqui lembrar é lembrar mesmo, não uma 
afirmação cabal de inexistência) de já ter lido algum 
poema de Bonafim em que apareça nomeado um lugar, 
ou uma personagem reconhecível. Ou seja, não se
 encontra uma referência concreta (real ou inventada, 
não importa) a algo ou alguém como os carvoeirinhos 
de Manuel Bandeira, o leiteiro de Drummond, o Severino
ou a Sevilha de João Cabral.

Talvez até se possa dizer que Alexandre Bonafim 

especializou-se, com brilho, na criação de imagens 
com esse viés abstrato e com alguns traços de surrealismo. 
Eis um exemplo, que está na abertura do poema 
“Celebração das Marés”: “Do poema nada nos resta / 
a não ser essa viagem / rumo aos mares, / esse gosto de naufrágio 
/ ao findar das paixões, / esse astrolábio partido”.

E sempre se reafirma a aflição de encontrar sentidos, 

descobrir o nome secreto do sol ou buscar alguma coisa 
imprecisa: “A vida é sempre agora, / atropelamento em 
esquinas vazias, / rosto a refletir o nada nos espelhos”.
•o•
O belo-horizontino Alexandre Bonafim morou no interior 
de São Paulo e hoje reside na capital goiana. É professor 
universitário na área de literatura. Além de poesia, escreve
 ensaios e publica regularmente críticas em jornais e revistas
 especializadas.



Um abraço, e até a próxima,

Carlos Machado
______________
poesia.netwww.algumapoesia.com.br
Carlos Machado, 2014

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