sábado, 26 de abril de 2014

CAYMMI (1914-2014), POETA VIVO DE UMA CIDADE MORTA

CAYMMI (1914-2014) - POETA VIVO DE UMA


CIDADE MORTA


CAYMMI cantou uma Salvador (Bahia - Brasil) que não mais existe: era, no seu tempo de poeta, uma cidade bela, habitável, agradável, transitável, visitável, respirável.


e-biografias


Dorival Caymmi

Cantor e compositor brasileiro

Biografia de Dorival Caymmi:



Dorival Caymmi (1914-2008) foi um cantor e compositor brasileiro. Cantava os costumes e tradições da Bahia. Entre suas canções de sucesso estão "Samba da Minha Terra", "Marina", "Samba da Bahia", "O Dengo Que a Nega Tem" e "Saudade de Itapoã".

Dorival Caymmi (1914-2008) nasceu em Salvador, Bahia, no dia 30 de abril. Filho 
do funcionário público, descendente de italiano, Durval Henrique Caymmi e de Aurelina Soares Caymmi, descendente de portugueses e africanos. Seu pai tocava piano, violão e bandolim. Desde menino cantava no coro da igreja.

Interrompe os estudos no primeiro ano ginasial, para trabalhar como auxiliar de escritório e, depois, caixeiro-viajante. Nessa época aprende a tocar violão sozinho, desenvolvendo um estilo pessoal, e compõe suas primeiras canções, como No Sertão (1930). Começa a cantar no rádio vez ou outra e, em 1935, estréia o programa Caymmi e Suas Canções Praieiras na Rádio Clube da Bahia.

Em 1938, tenta a sorte no Rio de Janeiro. Consegue apresentar-se na Rádio Transmissora cantando o samba "O Que É Que a Baiana Tem?", mais tarde incluído no filme Banana da Terra (1938), com Carmen Miranda, e que alcança sucesso nacional. Em 1939 passa a atuar na prestigiosa Rádio Nacional no Rio de Janeiro, onde conhece a caloura Stella Maris, com quem se casa. Emplaca nos anos 40 e 50 sucessos como "Samba da Minha Terra" (1940), "Rosa Morena" (1942), "Marina" (1947), "Não Tem Solução" (1952), "João Valentão" (1953), "Maracangalha" (1956).

No fim da década, ressurge em nova roupagem, regravado por João Gilberto. Nos anos 70, condecorado pelo governo baiano, apresenta "Oração para Mãe Menininha" (1972) e "Modinha para Gabriela", da trilha sonora da novela Gabriela.

Com problemas cardíacos, apresenta-se esporadicamente em shows ao lado dos filhos Dori, Nana e Danilo, também músicos de sucesso. Em 60 anos de carreira, Dorival Caymmi gravou cerca de 20 discos, mas o número de versões de suas músicas feitas por outros intérpretes é praticamente incalculável. Sua obra, considerada pequena em quantidade, compensa essa falsa impressão com inigualável número de obras-primas. A editora Lumiar lançou em 1994 o songbook com suas obras, acompanhado por três CDs.


Dorival Caymmi morre de falência múltipla dos órgãos, no Rio de Janeiro, no dia 16 de agosto de 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário