domingo, 27 de abril de 2014

CAYMMI( 1914-2014), O PROFETA DA CIDADE DA BAHIA

CAYMMI (1914-2014), O PROFETA DA CIDADE DA BAHIA



"Triste Baia
Ó quão dessemelhantes ...
Tantos negócios tantos negociantes ..."
(Gregório de Matos)


"Nemo propheta in patria sua est"

[Ninguém é profeta, ninguém é valorizado, em sua própria terra natal]
(adágio latino)



Qual microscópio estará a enxergar as homenagens que Salvador e a Bahia estão a fazer  a seu filho Dorival Caymmi?



Certamente os filhos cantores/compositores - DNA de Caymmi!  - deverão ir a Salvador para homenageá-lo. Meno male.



De todo o modo, Caymmi foi o profeta da saudade da Bahia, ou seja de Salvador. Uma saudade da Bahia de Caymmi que se agrava quando se visita e se chora a degradação humana, física, patrimonial e econômico-financeira da Baixa dos Sapateiros. 

O que se está a fazer dos antigos belos imóveis do Cine Jandaia e do Cine Pax ... lá onde Ary Barrosos encontrou "a morena mais frajola da Bahia"? Ruína, ruína, ruína.



 O que se está a fazer - também lá na Baixa dos Sapateiros, vizinha de porta do famoso Pelô - do Cine Tupy que, nos anos 60, ostentava a mais bela sala de espera da América Latina? Abandono, abandono, abandono. 



"AI, 

AI QUE SAUDADE EU TENHO DA BAHIA  ..." (Caymmi)

... SAUDADE TAMBÉM DO MAR DA BAHIA  ... QUANDO SE PODIA TOMAR BANHO SEM MEDO, Ó POETA CAYMMI. HOJE, CENTENÁRIO DO POETA DO MAR DA BAHIA, 10 PRAIAS DE SALVADOR ESTÃO IMPRÓPRIAS AO DIREITO DE BANHAR-SE NO 'MAR SALGADO' (Fernando Pessoa).


ALERTA PERIGO


Recomenda-nos  o Inema, órgão ambiental lá da Bahia, que estejamos a evitar as praias de Periperi (atrás da estação Férrea), Penha (em frente à Igreja N. S. da Penha), Pedra Furada (atrás do Hospital Sagrada Família), Boa Viagem (ao lado do Forte), Roma (atrás do Hospital São Jorge), Canta Galo (atrás da antiga fabrica da Brahma, atual FIB), Marina Contorno (entre a Marina e o restaurante do Amado), Armação (em frente ao Clube Inter. Pass), Boca do Rio (em frente ao Posto Salva Vidas) e  Corsário (em frente ao Posto Salva Vidas e em frente ao Posto Salva Vidas de Patamares). Nas demais praias  as condições são normais.



Segundo o Inema, Uma praia é considerada imprópria quando mais de 20% das amostras coletadas em cinco semanas consecutivas apresentar resultado superior a 1.000 coliformes fecais ou 800 Escherichia coli, ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2500 coliformes termotolerantes ou 2000 Escherichia coli ou 400 enterococos por 100 mL de água.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário