domingo, 16 de março de 2014

SÁBADO, DOMINGO ... E CONTROVÉRSIAS

SÁBADO, DOMINGO ... 

E CONTROVÉRSIAS (1)


SÁBADO É MESMO DIA DE FEIRA?


DOMINGO É MESMO DIA DE PESCARIA?






Seria sábado a primeira feira - ou domingo, então, não será a segunda feira?

Domingo é dia de pescaria oi
Lá vou eu de caniço e samburá ...
(Marcha de Carnaval -  Brasil) 

Seria domingo a primeira feira - e nesse caso a segunda feira será a segunda feira?



Judeus e cristãos influenciaram tanto, em tanto e por tantas coisas que de nada nos serviria ficar surpresos  ao saber que eles influenciaram na instituição da chamada  semana inglesa. Some-se a essa instituição - claro! -condicionantes econômicos e ideológicos, que ajudaram na proposição do sábado à tarde (a semana inglesa) como um dia de não-trabalho, de folga, de férias. De modo que sábado à tarde (a semana inglesa) passou a constituir-se, nos mundos judaicos, cristãos ... religiosos em geral ... e laicos, numa espécie de acordo conciliador e diplomático e de velas acesas para dois diferentes senhores. Quero dizer para duas diferentes e inconciliáveis opiniões: 

1) Dos sete dias de que Deus/Dus fez uso para construir o mundo, Ele descansou no sábado;há, portanto, homens e mulheres de muita fé, que guardar (não trabalhar, nada produzir nem fazer produzir) entre o crepúsculo da sexta feira e o crepúsculo do sábado ... sim, há variações e politonias ...

2) Dos sete dias de que Deus/Dus fez uso para construir o mundo, Ele descansou no domingo; há, portanto, homens e mulheres de muita fé, que guardar (não trabalhar, nada produzir nem fazer produzir) entre o crepúsculo do sábado e o crepúsculo do domingo ... sim, há variações e politonias ...

O sábado (manhã e tarde, manhã ou tarde) foi 'feito', junto com seus respectivos rituais e liminaridades a ele intrínsecas, para agradar os dois senhores e seus respectivos seguidores. O sábado não tem lá suas identidades mui definidas: não é mais sexta feira mas também não é lá esse domingo todo. Ele é essencialmente conciliador, "pelego"  pacifista; está "em cima do muro" entre as hostes dos dois bem armados (escudo-espada-capa) senhores. 

Entre um e outro senhor, ou melhor acima deles, Vinicius de Moraes não hesitou e 'atacou' ambos com sua pontuda verve poética:

+sábado&oq=porque+hoje+é+sábado&gs_l=hp.12..0l4j0i22i30l6.17397.33798.0.39285.24.16.1.7.7.0.334.2792.2j8j4j1.15.0....0...1c.1.37.hp..4.20.2343.22Iil88eQ5E

Não há grandes controvérsias quanto à segunda feira, à terça feira, à quarta feira, à quinta feira e à sexta feira. Tudo na paz crepuscular de um domingo, pois esses dias correspondem respectivamente aos segundo, terceiro, quarto, quinto e sexta dia da criação desse nosso mundo vasto mundo drummondiano:



Mundo mundo vasto mundo
se eu me chamasse Raimundo
seria uma rima, não seria uma solução.
Mundo mundo vasto mundo,
mais vasto é meu coração.

Féria significa, para muitos trabalhadores, o pagamento pecuniário por uma determinada jornada de trabalho. Féria, para tantos outros, quer dizer descanso, repouso, diversão, viagem ... nada que signifique trabalho. Porém, quando estamos viajando, de férias, o piloto do avião, o garçon, a camareira, o gari ... estão trabalhando para sustentar e fazer acontecer nossas férias.

Assim sendo Deus/Dus trabalhou na construção do mundo de domingo - que, aliás significa 'dia do Senhor' - a sexta feira e descansou no sábado. Isto na opinião e na fé de alguns.


Para outros, com não menos opinião e não menos fé, Ele fez a importante obra de segunda a sábado, descansando no domingo.


Afinal, a certa altura até Deus/Dus tinha que estar cansado - concordaria Álvaro de Campos/Fernando Pessoa:




Estou cansado, é claro,
Porque, a certa altura, a gente tem que estar cansado.
De que estou cansado, não sei:
De nada me serviria sabê-lo,
Pois o cansaço fica na mesma.


A cada semana, Deus/Dus destró/reconstrói o mundo e seus habitantes. 

A raça humana é

cada semana 
o trabalho de Deus.
(Gilberto Gil)

A cada finsl/início de ano, humanos destruímos (o ano velho) e construímos o ano novo.


Seja na mitologia judaica, cristã ou no politeista hinduismo as divindades - e só elas - podem destruir e construir a um só tempo. No plano lógico, histórico do humano seria impensável alguém destruir a casa que acabou de edificar para construí=la de novo.


Sábado é mesmo dia de feira? Domingo é mesmo dia de pescaria? Há controvérsia até porque além de todos os tudos, há quem pesque no domingo para garantir a sobrevivência da família. E o que seria de quem faz feira (e só pode fazer feira) aos sábados se não existissem feirantes vendendo-lhes suas mercadorias?


.
























Nenhum comentário:

Postar um comentário