sábado, 26 de outubro de 2013

FERNANDO CAMPANELA - POESIA.NET - S PAULO - BRASIL








Número 296 - Ano 11
São Paulo, quarta-feira, 23 de outubro de 2013
poesia.net header
«Tirante Laura e talvez Beatriz, / o resto vai para o inferno.» (Carlos Drummond de Andrade) *



úmero 296 - Ano 11
São Paulo, quarta-feira, 23 de outubro de 2013
poesia.net header
«Tirante Laura e talvez Beatriz, / o resto vai para o inferno.» (Carlos Drummond de Andrade) *


Paisagens do quintal
Fernando Campanella


ALHEIO
Às vezes
tenho o perfil de um caracol:
o dia bate à minha porta
e não desperto —

ando catando poesia
na sombra

ando cismando o universo
em espiral.
Fernando Campanella

VENTOS DO LESTE

          Com folhas de salgueiros
          é como posso pagar
          a vossa cortesia.

                  Matsuo Bashô



Esta viração de outono
me traz versos de Bashô.
Revolve memórias da terra —
aromas, pastos, rastelos —

traz também o viés da vida —
lume e cinza,
pétala ressequida.

Esta aragem nos salgueiros do leste
tocou poetas longínquos
e hoje ressoa minhas hastes —

já não sou o grande pária do mundo,
ave dispersa na serrania.

Este sopro, de mais longe,
de outros píncaros e ares,
traduz-se agora em coisas minhas,
em paisagens do quintal

(e com folhas de laranjeiras
minha vez então a pagar
por tão primaz cortesia).

QUE DIFERENÇA FAZ ÀS FLORES
Que diferença faz às flores
se por um segundo as contemplo?
Nem sei se algo no mundo
precisa de meu olhar assim atento.
Se me procuras, em teu espelho
por um tempo me reflito.
Depois ao cálice de mim retrocedo.
Eu sou o velho vinho que me bebo
de minha embriaguez me contento.

 
Fernando Campanella - Casa do campo

UMA SÚBITA LUZ CORTA O TEMPO

...sei que os bezerros às vezes param
e me observam 
quando por sobre o muro de silêncio os contemplo 
é quando uma súbita luz corta o tempo 

depois nada mais acontece 
a não ser o delicado ruminar de bezerros
absolvendo a tarde de metafísicas inúteis

1993

GUERREIROS DE ESPARTA
Porque me seduziste, escuta-me agora,
pequeno grande deus da paixão.
Porque aos teus pés meus sonhos rolaram
mesclados em visões de abismos
e porque antes
era a imagem de teu banho dourado
— a luz da tarde dedilhando a pétala de teu gozo —
e o universo de tuas formas me cegava,
ouve-me agora, príncipe valente.
Passaram os jovens deuses guerreiros de Esparta
e as mais puras vestais de Roma
Mais adiante também haveremos de passar,
nômades, pela assombrosa esfera luminosa de Tao.

(Cultiva, meu coração, a substância indivisível
que equaciona os destinos e os termos.)

1988


BÁLSAMO

O amor é triste — proclamariam minhas viúvas.
mas disse o filósofo: a alegria corteja
a mais profunda eternidade.
Todas as vertentes consideradas,

abandono o vale
onde as sombras compõem a enormidade.
Os grilos agora tilintam, e a luz da lua
impregna as árvores de um bálsamo 
Meu amor, se possível, me aguarda,
retorno a ti, clara a trilha
que agora a meus olhos se abre.



Fernando Campanella - Paisarte XXIII


ANTÍQUA

Ali entre os juncais
a face de um deus esquecido
reverberava na tarde 
tua alma é antiga, junta-te a nós 
chamavam-me os juncos,
e tremiam
ao meu silêncio, um vento
que eriçava a memória da água.


REPASTOS 

Penso nas vacas como num mundo cifrado 
a cosmogonia circunscrita das vacas.
Mas que sei de universos fechados?
Eu, que suposta ciência tenho da alma,
dissipo noites, a cismar.
Sei que os bezerros às vezes param, e me observam,
quando por sobre o muro de silêncio os contemplo 
uma súbita luz, então, elide o tempo.
Depois nada mais acontece
a não ser um delicado ruminar de bezerros
absolvendo a tarde de metafísicas inúteis.

Fernando Campanella - Como no céu
 

LIMBO

 
      ...E nenhum rumor de água a latejar na pedra seca...
                 
T.S. Eliot, “A Terra Desolada”,
                 tradução de Ivan Junqueira



E quando dei por mim
vi um molusco
arrastando nos ombros
o tempo da casa.

Vi um monge rondando em ócio
 o hábito
a chama
e a mariposa alucinada

folhas caducas
espectros
(os ecos, os ecos)
a roda tocada à memória.

Vi a turbulência das moscas
a lava
e a concha sonhando a asa.

Quando cheguei ao limbo de mim
e o vento seguiu
senti um abandono
uma distância sem-fim.

Pesei o silêncio
e o mundo certo
que perdi 

vi a pedra chamando a água.


Fernando Campanella (1953-)
Fernando Campanella

Caros,

O mineiro Fernando Campanella (1953-) escreve uma poesia comtemplativa e muito ligada aos elementos naturais. Nascido em Pouso Alegre, no sul de Minas, onde vive, é professor de português e inglês, além de fotógrafo. Mantém o blog Palavreares, onde publica poemas, crônicas e fotografias. Em outro blog, no Flickr, divulga suas fotos, algumas das quais ilustram este boletim.

Os poemas mostrados aqui foram pinçados de uma amostra que me foi enviada pelo autor e do material disponível em seu blog. Fernando Campanella, até o momento, é um poeta da web. Sua poesia publicada está toda na internet. No entanto, ele me informa que tem, prontos, quatro livros de poemas e mais um de crônicas.

O trabalho poético de Fernando Campanella — nome artístico de Antonio Fernando Cruz: o Campanella foi tomado por empréstimo de uma avó — parece-me intimamente ligado ao seu olhar de fotógrafo. Em versos, ele reflete sobre as coisas da terra, plantas e bichos, luzes e seus reflexos. A água. O vento. A flor.
Constrói desse modo uma poesia sincera, telúrica, despida das veleidades de quem deseja gritar, falar alto ou proclamar verdades insofismáveis. Trata-se de algo mais íntimo e sossegado, um sopro que se traduz "em paisagens do quintal", como diz o poema "Ventos do Leste".

É isso que sinto ver as fotos produzidas por esse poeta que diz: "Às vezes / tenho o perfil de caracol". Ou quando pergunta shakespearianamente: "Que diferença faz às flores / se por um segundo as contemplo?" Em todos os poemas reina essa delicadeza de monge, essa contemplação do mundo de forma quase religiosa.

Às vezes, o lirismo de Campanella se afina em diapasão ainda mais reflexivo, como nos poemas "Guerreiros de Esparta" e "Bálsamo". Mesmo assim, o pensamento se estrutura em ambientes onde a luz da tarde dedilha uma pétala de gozo, ou se ouve o tilintar dos grilos ao luar.

Um abraço, e até mais ler,

Carlos Machado

                    



                      •o•


 
poesia.netwww.algum
do autor ou enviados
    por ele ao poesia.net
    Blog: Palavreares
______________
* Carlos Drummond de Andrade, "

Casamento do Céu e do Inferno",
  in Alguma Poesia (1930)
______________
- Todas as fotos: Fernando Campanella

Created with 10CentMail - Secure Unlimited
 Email Marketing App. No monthly fees. 10 cents
 per 1000 emails. Powered b

Nenhum comentário:

Postar um comentário