quarta-feira, 27 de agosto de 2014

CONCURSO DE CURTA - OS ÁRABES E A 25 DE MARÇO

OS ÁRABES E A 25 DE MARÇO


http://www.curta25.com.br/

O concurso

O concurso Os Árabes e a 25 de Março tem o propósito de estimular a produção de filmes de temática árabe, preservar e difundir a memória da comunidade árabe no Brasil e aprofundar o debate sobre essa cultura, que possui papel central na formação do processo identitário do nosso país.

Promovido pela Câmara de Comércio Árabe-Brasileira em parceria com o Instituto da Cultura Árabe, o Concurso irá premiar curtas-metragens que abordem a presença da imigração árabe, em suas múltiplas manifestações na região da 25 de Março.

Silvia Antibas, Diretora de Cultura da Câmara Árabe, ressalta que a ideia surgiu com a conscientização da falta de programas para a preservação da memória da região. “Há grande carência de registro sobre a história da 25 de Março e entorno. Poucos livros de pesquisa histórica, raras fotografias e vídeos que mostram basicamente o grande movimento comercial na época das grandes festas nacionais. O patrimônio arquitetônico e cultural vem sendo gradativamente engolido pelo exuberante comércio local e temo que a história e as tradições dos primeiros comerciantes árabes que lá se instalaram desapareçam inexoravelmente”. A ideia do concurso, além de contar história e estórias, é formar um acervo que registre, sob diferentes pontos de vista, uma imigração de sucesso de um povo que veio ao Brasil em busca de uma vida nova”.

 Para Geraldo Adriano Godoy de Campos, Diretor Cultural do ICArabe, a contribuição dos imigrantes árabes para o desenvolvimento socioeconômico da região da 25 de Março foi fundamental. “Principalmente pela atividade da mascateação, que introduziu no Brasil hábitos culturais de compra e venda que permanecem até os dias de hoje. Aos poucos, prosperaram na região e construíram casas, restaurantes, lojas de tecidos e móveis. A trajetória da imigração árabe nessa região é marcada por lembranças, medos, sonhos e conquistas que merecem ser contadas nas telas do cinema."

Com este concurso, você terá a oportunidade de colaborar, com um novo olhar, para o registro da história dos árabes na região da 25 de Março, espelho da grandiosidade de São Paulo e da imensa contribuição dos árabes para a formação do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário