domingo, 13 de junho de 2010

VIVA SANTO ANTONIO !!!

VIVA SANTO ANTONIO !!!

Hoje, 13 de junho, de manhã bem cedo, no Brasil e em Portugal, o dia de Santo Antonio (casamenteiro, milagreiro, santo das causas perdidas e das perdas de esperança no casório) foi saudado com foguetes e rojões.

Hoje, é o último dia das trezenas em homenagem e devoção ao santo. Na infância, eu costumava frequentar as trezenas, na casa de algum vizinho, todas as treze noites. Multicolorido, o altar com o santo bem no alto e acima das cabeças dos fiéis, era enfeitado com flores coloridas feitas de papel crepom (numa época em que o plástico não tinha o prestígio de hoje em dia).

Na última noite, depois das rezas e dos cantos, o "anfitrião" distribuía bombons, (balas doces), pirulitos, lembrancinhas também armadas de papel crepom ... era a festa da garotada ... a azáfama dos miúdos, dirão os leitores portugueses que nos honram com a leitura deste Blog.

Lembro-me de dois refrões:

"Subie precioso incenso
Vai até o trono do Altíssimo
Incensai glorioso Antonio
Com perfume suavíssimo ..."



Como esse refrão era cantando na segunda pessoa do plural (vós), a resolutividade popular substituia o "s" final de Subir,(nesta pessoa verbal) por "e". Curioso também é que, no momento de cantar o "suavíssimo" o excesso de emoção e a falta de entonação faziam com que cada cantor e cantora atirasse, com seus desafinos altamente decibélicos, para todos os lados. Pobres ouvidos de Santo Antonio! Sim claro que, mesmo desafinados, todos tinham coração. E fé.


Outro refrão:

"Rogai por nós, Ó Antonio
Lá no céu ...
Onde reina a alegria
Junto a Deus ..."


Aqui, eu e outras crianças (na época eu era ainda uma criança) aproveitávamos para cantar (ou gritar?) bem alto o "Lá no céu" ... LÁ NO CÉÉUUUU !!! - sob os olhares de soslaio, dos adultos, cheios de aborrecimento e reprovação,

Nenhum comentário:

Postar um comentário