segunda-feira, 17 de junho de 2013

COMVIVER COM A SECA, COMVIVER COM AS CHUVAS

COMVIVER COM A SECA, COMVIVER COM AS CHUVAS

Desde séculos e séculos antes de Cristo, os conhecimentos precientíficos, atravessando a Antiguidade grega, definiram a terra, o fogo, a água e o ar como elementos constituntes do universo físico. Desde então, toda a tecnologia que, humanos, inventamos não tem sido capaz de enfrentar esses potentes elementos com o sucesso  sonhado pela  nossa vaidade e pela  nossa vã filosofia.

Atravessamos todo o o século XX - apenas para citar exemplo temporal mais recente - ouvindo  discursos oficiais, políticos e técnicos que gritavam na defesa do combate à seca. Agora estes discursos tentam o convencimento geral de que temos que aprender a conviver com a seca - e não combater este (ainda) inevitável fenômeno atmosférico. Este fenômeno tende a afetar mais o campo que a cidade, porém esta última sofre com os excessos de chuvas ... as quais e agravam a mobilidade e o trânsito, alagam ruas, desabam imóveis pontes,  transbordam rios e esgotos e provocam deslizamentos de terra.

Não dá para combater as chuvas ... e sim conviver PROATIVAMENTE com elas ... orincipalmente nas cidades ... todas as cidades.

domingo, 16 de junho de 2013

NOSSO BLOGUE VISTO NO BRASIL E NO MUNDO

NOSSO BLOGUE VISTO NO BRASIL

E NO MUNDO


SEMANA DE 08/06/2013 11:00h
A  15/06/2013 10:00h

 

Visualizações de páginas por país


BRASIL - 701


ESTADOS UNIDOS - 232

ALEMANHA - 30

FRANÇA - 2

RUSSIA - 14

SUÉCIA - 12

PORTUGAL - 11

MÉXICO - 7

VENEZUELA - 4 

ESPANHA - 3

TRÂNSITO DE SALVADOR - VIVER AS CIDADES (1) - CRÔNICAS DAS CIDADES DO MUNDO

TRÂNSITO DE SALVADOR (BAHIA – BRASIL)
VIVER AS CIDADES (1)
CRÔNICAS DAS CIDADES DO MUNDO
Blogue CIDADE - viverascidades.blogspot.com

Têm chegado a este Blogue notícias sobre o atual estado de coisas do caótico trânsito de Salvador; na verdade, o pior trânsito das capitais brasileiras; pior e ...  pelo   que o dia-a-dia sugere... insolúvel; e a culpa tem sido atribuída (!) aos imperativos e comandos da FIFA (Federação Internacional de Futebol) / Copa da Confedetraçõe/Copa do Mundo/ Futebol, sobre o  tecido urbano dali ... a verdade é que não se piora o que já é pior.
Este Blogue não se cansa de repetir que Salvador é uma quase-São-Luiz (capital do igualmente nordestino estado do Maranhão) de tão quasilha (quase ilha)  que é. Salvador é quase totalmente cercada pelo mar. Se, de um lado, este ‘acidente’ geográfico oferece beleza à capital baiana ... de outro ajuda a dificultas as soluções políticas e técnicas para resulver problema, mais e mais graves, de sua mobilidade urbana.
A única e principal via de fuga são, AINDA e há mais de trinta anos,  os 16 quilômetros da Avenida Paralela - que liga as regiões do Iguatemi (principal centro financeiro) e da única estação rodoviária  (a qual é – a um só tempo  e espaço - municipal, estadual, nacional e internacional) à zona aeroportuária. Há mais de três décadas não se construiu qualquer outra via de fuga para o previsivelmente caótico e insolúvel trânsito da capital da Bahia; edificaram-se, sim, quatro shopping centers de grande porte: Iguatemi, Salvador Shopping, Shopping Paralela e Salvador Norte Shopping; edificaram-se, sim, ao longo da paralela revenda de veículos e multiplicaram-se os condomínios verticais que disputam, ombro a ombro, quem consegue ver o  asfalto e o moovimento de veículos.
A península da Itapagipe  - uma sempre  bela e ainda ilustre desconhecida para a maioria dos moradores de Salvador – abriga, como se fora um museu urbano a céu aberto, o primeiro edifício de dez andares. Construído na década de 50/século XX), o Edifício Colon atraía então moradores dos diversos bairros da Cidade Alta e de seus vizinhos da Cidade Baixa para ver, com espanto, aquela citação ousada demais para a época. Desde sua construção/inauguração, prestes a completar um século, este prédio é a única verticalidade – além das torres das igrejas dos Mares de do Senhor do Bomfim – que se destaca aos olhos que veem de longe aquela península – este  primeiro povoamento suburbano e a primeira área de veraneio de Salvador não tem recebido investimentos planejados pelas esferas privadas e públicas - as quais a esqueceram.
Talvez por sua comodidade e/ou proximidade geoadimistrativa com a capital baiana, Salvador-Lauro de Freitas foi a única conurbação praticada; nem mesmo a conurbação Salvador-Simões Filho mereceu tal dávida do fazer urbano espontaneísta. Hoje (junho/2013), a conurbação Salvador-Simões Filho ainda vive as dores desse espontaneísmo; isto porque somente hoje é que se aponta, tímida, morosa e medrosamente, o dedo para a BR 324  como possível ponto de fuga para a problemática mobilidade soteropolitana; e tal olhar para a BR 324, (a primeira rodovia federal privatizada do Brasil) longe de ter sido proativo é por demais tardio isto porque não se adota nem se ingere, da noite pro dia, e em qualquer cidade do Mundo. a cultura-classe-média do morar, do estudar e do trabalhar à beira de uma estrada.
Baianos e turistas, autoridades e empresários ... visitem mais a península de Itapagipe; a ação urbana (pública e privada) sobre ela ajudará a substituir a cultura  do longe/perto e do gozo da retenção de veículos pela cultura do viável/livre/rápido. Esta estratégica mas esquecida península se ligada ao subúrbio ferroviário (Plataforma e adjacências) e este ligado – sem espontaneismos mas com obras concretas  e duplicações seguras e efetivas – à BR 324 e esta QUADRIPLICADA conduzindo a Feira de Santana e à Rótula do Abacaxi e à região do Iguatemi, aos bairros Pituba e Itaigara e à Orla ... pode dar bons frutos ... e amplos horizontes.

sábado, 15 de junho de 2013

FEIRAS DE CRISTAL DA BOEMIA - PRAGA

pragueguia-em-praga.com.br
Bonecas










 
Os bens menos comuns sao vendidos por muitos
dos vendedores de rua. Entre aqueles incluem-se
 medalhas do Exército Soviético, uniformes do
 Exército Vermelho, bonecas russas, marionetas
de madeira, ceramicas e uma vasta selecçao de
joalharia. Tudo se apresente em suprema qualidade
e a preços muito razoáveis. antiguidades militaresTerra dos cristais -

No quesito compras, saiba que Praga é a terra dos cristais. Não perca a oportunidade de adquiri-los, principalmente porque o câmbio torna os preços ainda mais convidativos ao brasileiro.
 O resultado são floreados e detalhes
em ouro e porcelana, pinturas, cores e
 formas que vão das mais tradicionais às
 vanguardistas.
Nas feiras ao ar livre, como a da Praça
da Cidade Velha, os preços são baixos,
 mas um perito irá lhe dizer que a maioria
 delas não é cristal, mas de "vidro fino".

Para quem quiser o produto autêntico,
 o negócio é rumar às centenas de lojas
espalhadas principalmente pela Cidade
Velha e Malá Strana.

Algumas delas: Cesky Kristal
 (Národni 19), Moser (Na Prikope 12)
e Bohemian Crystal Gallery (Siroka 9).
Mas Praga não tem só cristais.
 A região é famosa desde a época
 do Império por seus teatros de marionetes.
 E estes bonecos estão à venda nas feiras
de artesanato nos mais variados tamanhos
e estilos. Há desde figuras folclóricas até
cavaleiros, rainhas e bruxas - sem esquecer
dos ícones modernos, como Charles Chaplin
 e Michael Jackson.
Souvenirs de PragaOutra atração de consumo são as lojas de antiguidades militares. Tendo visto passarem exércitos de todos os tipos, das tropas napoleônicas aos nazistas e soviéticos, Praga reúne um punhado destas casas.

 São verdadeiros museus onde se
 pode comprar de um cartão-postal da
 1ª Guerra Mundial até facas, uniformes,
metralhadoras russas e soldadinhos de
chumbo. Além de um exemplar da edição
nazista de Mein Kampf, de Adolf Hitler.
Mesmo para os não fanáticos, vale uma
olhada por curiosidade.

Lembranças com motivo de cerveja 

Se quiser voltar a casa com uma
lembrança especial, faça a sua
colecção dos pires cervejeiros
(descansos de papel, que se colocam
 debaixo das canecas orvalhadas).
Cervejarias costumam fabricar pires
 próprios de desenhos originais.

.
Marionetas de PragaDicas para prendas
brinquedos tradicionais de madeira para crianças 
pedras preciosas - granada da Boémia ou moldavita, cosmética natural para mulheres 
cerveja e vinho checos uma
prenda universal que agrada cada homem 
vasos de cristal, porcelana ou a
 famosa bijutaria checa agradará
coraçao de cada mulher 
Becherovka z Karlových Varu, 
absinto - bebida alcoólica forte,
é proibido a venda dela em muitos
 países do mundo.











Tel: +420 / 607 / 552731  - 
 Fax: +420 / 2 / 2432 4618 
http://www.guia-em-praga.com.br e-mail: 

sexta-feira, 14 de junho de 2013

FERNANDO PESSOA - 125 ANOS



FERNANDO PESSOA - 125 ANOS


MOBIIDADE URBANA E COPA DAS CONFEDERAÇÕES

MOBIIDADE URBANA É O GRANDE DESFAIO DO RECIFE PARA A COPA DAS CONFEDERAÇÕES

12/06/2013 - 9h03

Fernanda Cruz

Repórter da Agência Brasil

São Paulo – O estádio do Recife (Arena Pernambuco), ao contrário das outras cidades-sedes da Copa das Confederações, está localizado em um município vizinho, São Lourenço da Mata, a 20 quilômetros do centro da capital pernambucana. A distância da arena – que vai sediar jogos da Copa das Confederações e da Copa do Mundo de 2014 – do polo hoteleiro, das principais praias e do aeroporto recifenses, exigiu grandes investimentos em mobilidade urbana.

Segundo o secretário extraordinário da Copa em Pernambuco, Ricardo Leitão, a escolha por São Lourenço da Mata teve como objetivo promover a desconcentração metropolitana para uma área considerada carente. “Nós fizemos isso para usar a arena como um vetor de atração para o crescimento metropolitano para o oeste. Nós temos aqui uma concentração de população e atividade econômica muito grande no litoral da região metropolitana e um relativo vazio espacial, econômico e demográfico no oeste”, disse ele.

Com isso, para facilitar o acesso dos turistas, a principal via de chegada à cidade da Copa, a BR-408, precisou ser duplicada e ganhar um conjunto de viadutos. A linha Centro do metrô recebeu mais uma estação, a Cosme e Damião, localizado a 2 quilômetros da arena, integrada a um terminal de ônibus metropolitano. A 3 quilômetros da arena, já funciona o terminal de ônibus interestadual e metropolitano integrado à estação de metrô (rodoviária). Há também o ramal da copa, via que atravessa um terreno de 252 hectares, no qual está localizada a arena (que ocupa 35 hectares no restante do terreno).

Foram executadas para a Copa das Confederações, no total, 13 obras. Outras quatro obras, entre as mais importantes, no entanto, têm expectativa de ficarem prontas apenas para a Copa do Mundo. São elas: os Corredores Metropolitanos Norte/Sul e  Leste/Oeste de transporte coletivo, a Via Mangue, que prevê a expansão da malha viária para o lado sul da cidade, e a uma passarela que permitirá o acesso dos passageiros que desembarcam no Aeroporto Internacional dos Guararapes à estação do metrô mais próxima.

Mesmo diante das melhorias, o secretário extraordinário não considera que elas possam solucionar os entraves do transporte no Recife. “Nós não estamos, de forma nenhuma, alimentando a ilusão de que os investimentos que estão sendo feitos no sistema viário metropolitano em decorrência da Copa vão solucionar os problemas de mobilidade da capital. Isso demanda investimentos muito maiores”.

Evanildo Barbosa da Silva, membro do Comitê Popular da Copa em Pernambuco, lembra ainda a questão das famílias desapropriadas em função das obras de mobilidade. Para a construção do terminal de Cosme e Damião, entre 70 e 80 famílias tiveram de deixar suas casas, e está em curso a desapropriação de mais 800 famílias no Recife e Camaragibe, município próximo. “O projeto Via Mangue também significou um número razoável de desapropriações, mas uma boa parte foi para conjuntos habitacionais, e a outra parte está com aluguel social”, disse ele.
Comerciantes da avenida Belmino Correia, centro econômico de Camaragibe, também temem perder seus imóveis. “Está prevista a instalação de um terminal: isso acontecendo, um número razoável de comerciantes teria seus negócios transferidos para outras áreas”, disse Evanildo.

As famílias que já deixaram suas casas reclamam, segundo Evanildo, principalmente sobre a forma como estão sendo tratadas pelo poder público e quanto aos valores que estão sendo acordados para os processos de indenização. “A maior parte dos depoimentos diz respeito ao rebaixamento do valor. O governo vem com uma lógica de que o valor é do IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana), mas eles [moradores] querem o valor de mercado, que é bem superior. Eles reclamam também da forma como é feito o diálogo, com imposição de valores, de prazos”, relatou.

O membro do Comitê defendeu a criação de uma ouvidoria pública específica paras assuntos ligados a obras da Copa. “Não existe um lugar, apesar de Ministério Público (MP) e da Secopa, onde essas famílias possam desembocar suas demandas. A gente quer propor para o MP ou para a Secopa, que constituam um espaço para que as famílias possam dialogar, elas não têm onde [a quem] recorrer”.

Edição: José Romildo
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir a matéria é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil

sábado, 1 de junho de 2013

FEIRAS URBANAS - ENCONTROS E DESPEDIDAS

FEIRAS URBANAS - ENCONTROS E DESPEDIDAS

As feiras urbanas não são apenas pontos (provisórios ou permanentes, descartáveis ou  duráveis) de encontro entre pessoas (que vendem, que compram, que passeiam, que pedem esmolas e comem o que para a maioria não serve para comer  ...) de diferentes origens rurais e urbanas. Feiras urbanas são, também, espaço  privilegiado de despedidas-até-logo ... e nunca de adeuses. "

Até a próxima semana freguês!, até amanhã freguesa!" ... assim se despedem tdos quantos estão envolvidos e cúmplices do fenômeno feira urbana.

São despedidas alimentadas pela seiva da esperança; da esperança de que haverá um amanhã, uma próxima semana.

Até que, em havendo o amanhã ou a próxima semana tudo se repete, tudo se retorna - o eterno retorno da feira

Blogue CIDADE