quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

REBELO - NORD/ BR -: REGIÃO MAIS VIOLENTA DO MUNDO

NORDESTE BRASILEIRO: 

REGIÃO MAIS VIOLENTA 

DO MUNDO

 Fabricio Rebelo*

A organização não governamental mexicana Conselho Cidadão para a Segurança Pública e Justiça Penal divulgou um estudo relacionando as 50 cidades mais violentas do mundo em 2013, dentre aquelas com mais de 300 mil habitantes. Delas, 16 são brasileiras, sendo nove na Região Nordeste, incluindo oito capitais.

Os dados são alarmantes, nenhum outro país teve tantas cidades incluídas na listagem. Depois do Brasil, o segundo colocado foi o México, com nove cidades, quantitativo que corresponde, apenas, aos municípios nordestinos brasileiros constantes do rol.

À exceção de Teresina (PI), todas as capitais do Nordeste constam na relação das maiores taxas de homicídio mundiais, sendo que o estado da Paraíba, além da capital João Pessoa, teve também incluído o município de Campina Grande. A pior performance no país foi a da capital alagoana, Maceió, com um índice de homicídios de 79,76 por 100 mil habitantes, seguida de muito perto por Fortaleza (CE), com 72,81 por 100 mil.

A criminalidade no Nordeste é hoje um problema crônico. A média da região, como apontam os dados colhidos no estudo mexicano (54,6/100 mil), é mais que o dobro da média nacional - por volta de 26/100 mil, de acordo com a última edição do Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Triste realidade.

Como em qualquer outra região, a compreensão das causas da criminalidade nordestina é complexa. Porém, na análise do fenômeno regional, alguns fatores surgem claros como contributivos para a instauração do quadro atual.

O primeiro e mais óbvio é a robusta expansão das atividades relacionadas ao tráfico de drogas, que se instalaram na região de forma rápida e com pouca resistência. Há pouco mais de uma década, quadrilhas de tráfico de drogas eram quase exclusividade da região Sudeste do país. Com a forte repressão que ali começaram a sofrer, notadamente com as políticas de pacificação no Rio de Janeiro e a desarticulação das organizações em São Paulo, os criminosos viram-se forçados a migrar para outros estados, inicialmente em fuga. E o destino foram as cidades nordestinas.

Não tardou para que a escolha se revelasse acertada. Sem um histórico de combate efetivo ao tráfico, os estados da região foram verdadeiramente invadidos e dominados, potencializando suas vítimas fatais, pois onde o tráfico se instala a morte se multiplica. Hoje, os estudos das secretarias de segurança pública estaduais indicam que mais de 60% dos homicídios têm ligação direta com o tráfico de drogas.

O segundo fator que se evidencia é a utilização de uma estratégia errada no combate à violência. Com fama de região de “pistoleiros”, herdada de uma já remota época em que o Cangaço era a sua marca, o Nordeste serviu de celeiro para o que o governo federal considerava – ou dizia considerar - a solução para altos índices de homicídio: o desarmamento civil.

Nenhuma outra região do país teve tanto investimento em campanhas de desarmamento como o Nordeste. E os dados do Ministério da Justiça indicam que, no recolhimento de armas, ali se conseguiu uma ótima adesão. Nas primeiras edições da campanha, Sergipe e Alagoas foram os estados com maior número de armas entregues, mas isso, como mais uma vez se mostra, não produziu nenhum efeito no número de homicídios. As capitais dos dois estados surgem agora entre as 50 cidades mundialmente mais violentas.

Enquanto se investia em retirar de circulação armas sem potencial letal – as únicas atingidas por campanhas de desarmamento -, o tráfico se expandia. Era uma organização extremamente “profissional” sendo combatida de forma surpreendentemente amadora, a ponto de, em alguns estados nordestinos, até há bem pouco tempo, sequer se admitir oficialmente que ali havia quadrilhas instaladas. Tentava-se a salvação pela negação.

Hoje, a questão não pode ser mais ignorada. A cada estudo a situação nordestina parece piorar e é necessário adotar medidas urgentes e efetivas para evitar o caos. Algumas, é fato, já se iniciaram, mas é um jogo em que a reação somente começou a ser esboçada com um placar já muito adverso. Resta saber se ainda é possível reverter o quadro, ou se caminharemos ainda mais rumo a outro indesejável título: o de possuir a região mais perigosa do planeta.

Considerando o histórico nordestino recente, aliado à sua extensão territorial, à densidade demográfica e à divisão geopolítica, o título parece estar garantido.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
*Fabricio Rebelo | bacharel em direito, pesquisador em segurança pública, diretor e coordenador regional (NE) da ONG Movimento Viva Brasil.


segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

SANTA MARIA (27/01/2013-27/012014) ROGAI POR NÓS

SANTA MARIA (27/01/2013-27/012014, RIO GRANDE DO SUL - BRASIL) ROGAI POR NÓS PECADORES E ABANDONADOS, E SOLIDÁRIOS À DOR DA PERDA DE FILHOS E IRMÃOS

ÚLTIMO SEGUNDO
Rio Grande do Sul
Parte superior do formulário


Por iG São Paulo | 27/01/2014 09:45 
Atualizada às 27/01/2014 09:46


PROCESSOS SE ARRASTAM POR UM ANO

Não há previsão de quando os responsáveis irão a julgamento. Principais acusados continuam em liberdade

O incêndio na boate Kiss, que matou 242 pessoas e deixou mais de 600 feridos na cidade de Santa Maria (RS), completa um ano nesta segunda-feira (27). Neste período, mais de 90 sobreviventes testemunharam e 24 audiências foram realizadas, o que resultou na formação de um processo de 11 mil páginas na 1ª Vara Criminal da Comarca de Santa Maria. Apesar da enorme quantidade de trabalhos e informações, não há previsão de quando os responsáveis irão a julgamento. Os quatro principais acusados seguem em liberdade.

Juliana Oliveira de Freitas

Ação criminal já conta com mais de 50 volumes

Acusados de homicídio, os dois sócios da boate (Elissandro Spohr e Mauro Hoffmann) e os dois integrantes da banda Gurizada Fandangueira (Marcelo dos Santos e Luciano Augusto Leão) não devem responder diante de um Tribunal do Júri tão cedo. A defesa de um dos réus, por exemplo, solicitou a inquirição de mais 25 vítimas, o que ainda deverá ocorrer. Depois disso, o juiz de Direito Ulysses Fonseca Louzada passará a ouvir outras pessoas, como testemunhas e peritos. Para isso, serão marcadas novas audiências.
Presos desde a tragédia, os suspeitos tiveram a liberdade provisória expedida pelo próprio Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. A banda se apresentava no palco da boate no momento em que o fogo começou. A principal acusação é a de que o artefato pirotécnico utilizado pelo grupo tenha entrado em contato com a espuma do teto do local e causado o fogo. A fumaça originada com esta faísca produziu gases tóxicos que asfixiaram as vítimas, segundo inquérito concluído pela Polícia Civil do Estado.
Leia Mais


Concluído no final de março, o inquérito responsabilizou 28 pessoas, direta ou indiretamente, pelo incêndio na boate Kiss. 

Dessas, 16 foram indiciadas criminalmente, incluindo os donos da casa, integrantes da banda que fazia show e bombeiros que vistoriaram o local. Mas apenas oito foram denunciadas até o momento. Todos bombeiros. Sendo que nenhum deles foi acusado por ações que resultaram na morte de 242 pessoas durante o incêndio ou posteriormente, em hospitais. Todos serão julgados pela Justiça Militar de Santa Maria. Três responderão por falsidade ideológica e cinco por inobservância da lei em processos administrativos e na fiscalização da casa noturna.
De acordo com o TJ, a comprovação dos crimes de fraude processual, cometido pelos bombeiros Gerson da Rosa Pereira e Renan Severo Berleze, e de falso testemunho, cometido pelo ex-sócio da boate Elton Cristiano Uroda e pelo contador Volmir Astor Panzer, depende apenas de provas documentais.
Divisão do processo

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul determinou a divisão dos processos dos acusados pelo incêndio. Os quatro acusados por homicídio doloso (quando há a intenção de matar) serão julgados separadamente dos outros acusados de fraude processual e falso testemunho. A intenção da Justiça é dar maior agilidade aos processos, principalmente dos casos que não respondem por homicídio.



Além disso, o Ministério Público do Rio Grande do Sul decidiu reabrir o inquérito civil sobre o incêndio a partir da entrega de documentos, vindos da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria, com indícios de que houve improbidade administrativa por parte da prefeitura.

'ROLEZINHO'/3 ... - AILTON PEREIRA - SJCDH/BA/BRASIL

'ROLEZINHO', ATÉ TU SHOPPING CENTER? /3

'ROLEZINHOS', UM TEXTO PARA SER LIDO

AILTON PEREIRA - Superintendente de Direitos Humanos
da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos da Bahia (Brasil)

fonte - jornal A Tarde, Salvador ((Bahia - Brasil),27 de janeiro de 2014, p A3


Na minha experiência enquanto militante dos movimentos sociais e, em especial, do movimento negro, aprendi o  valor da diversidade para a democracia e para o mundo dos negócios empresariais. Em minhas palestras sobre diversidade e competitividade, tenho dito e repetido que a diversidade faz o diferencial competitivo nas organizações e empresas, sejam elas públicas ou privadas. Sustento a minha tese na observação de que o mundo é diverso e feito de vários textos humanos, textos que merecem ser lidos, sem subordinação,pois compõem o cenário humano. Apresento-lhes este texto óbvio quando a sociedade busca respostas e soluções para o fenômeno do "rolezinho" nas grandes cidades brasileiras. 

Por que os shoppings têm a preferência dos protestos juvenis? Vou arriscar um afirmação: os shoppings precisam ter a cara do Brasil, precisam incorporar os textos variados da sociedade - ela é preta, branca e amarela, ela é bossa, samba, pop, carnaval e brega.

Quando os nossos shoppings refletirem a nossa diversidade, estarão dialogando com os seus consumidores, que são de todas as cores e nomes. Deixarão de ser espaços estranhos e alvos dos protestos, poios terão a interlocução com o Brasil real e profundo.

As estatísticas demonstram que quem mais consome nos grandes shoppings são os públicos  C e D; pesquisas do Instituto Ethos afirmam que pelo menos 20% das grandes empresas brasileiras têm pessoas negras em seus quadros de dirigentes, esse percentual é mais reduzido quando se trata de pessoas com deficiência.

Defendo a aplicação das leis nos casos de abusos e danos causados ao bem privado, defendo a orientação familiar aos jovens que devem respeitar as leis, mas entendo que é necessário o óbvio, e o óbvio é aproximar os nossos shoppings do mundo real, do seu público consumidor, que não mais os verá como coisas estranhas, na medida em que tenham os seus textos lidos e apreciados, tais como os  tênis, celulares e tablets consumidos pela nossa juventude C e D. Que tal abrir vagas de trabalho para esses jovens?

domingo, 26 de janeiro de 2014

S PAULO, 460 ANOS, DÁ RICO PRESENTE AO BRASIL

S PAULO, 460 ANOS, DÁ RICO PRESENTE AO BRASIL

Quando as capitais e demais cidades brasileiras destruíram seus cinemas de rua transformando-os em prédios para cultos religiosos, supermercados, lojas de departamentos ... ou abandonando-os à destruição e à miséria patrimonial e cultural, São Paulo, nos seus 460 anos, presenteia o Brasil ao  ressuscitar o CINEMA BELAS ARTES na Avenida da Consolação.



SER CIDADE É ISTO. O BRASIL AGRADECE O PRESENTE

.


NOSSO BLOGUE VISTO NO BRASIL E NO MUNDO

NOSSO BLOGUE VISTO NO BRASIL E NO MUNDO

SEMANA DE 19/01/2014, 17h A 26/01/2014, 16h






Visualizações de páginas por país

Gráfico dos países mais populares entre os visitantes do blogue
EntradaVisualizações de páginas
Brasil
477
Estados Unidos
283
Alemanha
153
Áustria
25
França
21
China
20
Reino Unido
13
Rússia
11
Portugal
7
Índia
5

TEMPOESIA ... POESIAS HOMENAGEANDO SÃO PAULO


TEMPOESIA T NAS CIDADES  
POSTAGENS 
DE POESIAS QUE EXIBAM  
ALGUM DESTAQUE À  CIDADE


POESIAS HOMENAGEANDO A CIDADE DE SÃO PAULO

http://www.musicasantigas.mus.br/poesias_sp.htm

PAIXÃO POR SÃO PAULO - ANTOLOGIA POÉTICA

Paixão por São Paulo - antologia poética paulistana

QUADRAS PAULISTANAS, de CORSOLETTI e SANDOVAL

Quadras Paulistanas

AV PAULISTA UM SÍMBOLO DA BRASILIDADE

S PAULO, AINDA E CADA VEZ MAIS, A LOCOMOTIVA DO BRASIL

SÃO PAULO AMANHECE CHEIO DE SOL E DE ORGULHO

sábado, 25 de janeiro de 2014

HOJE 25 JANEIRO 460 ANOS DE S PAULO

HOJE 

25 JANEIRO 460 ANOS DE SÃO PAULO


SÃO PAULO.

NOSSO BLOGUE TE AMA DEMAIS 

E COM TODA A PAIXÃO

MERCADO DE ´PEIXES EM SANTOS - SÃO PAULO

MERCADO DE ´PEIXES EM SANTOS - SÃO PAULO


Mercado de Peixes de Santos reúne comércio e turismo

O “caminho das pedras” dos turistas que gostam de levar um peixe fresquinho na bagagem de retorno de Santos é o Mercado de Peixes, na Ponta da Praia

16 de Janeiro de 2013.
Publicado por Equipe EcoViagem  
3
O Mercado de Peixes fica na Praça Gago Coutinho s/nº, bairro da Ponta da Praia, perto do ferry boat para o Guarujá
O Mercado de Peixes fica na Praça Gago Coutinho s/nº, bairro da Ponta da Praia, perto
 do ferry boat para o Guarujá - Foto: Rogério Bonfim

O “caminho das pedras” dos turistas que gostam de levar um peixe fresquinho na bagagem de retorno de 
Santos é o Mercado de Peixes, na Ponta da Praia. Mais do que um local de venda de pescado, o espaço atrai os interessados em conhecer a variedade de produtos do mar e apreciar a 'visita' diária de garças brancas, que se acomodam nas redondezas e se destacam na paisagem. Segundo o gerente de um dos boxes, Francisco Gomes, as aves chamam a atenção da clientela. “Os fregueses se encantam com elas, que estão aqui todos os dias, são nossas sócias”, brinca.

Dentre os produtos expostos nos 16 boxes estão - com exceção das respectivas épocas de defeso - os badejos, bonitos, cações, corvinas, garoupas, tainhas, porquinhos, robalos, sardinhas, anchovas, mecas, manjubas, dourados do mar, pescadas brancas, pescadas amarelas etc. E ainda camarões, polvos, vôngoles, mariscos, lulas. Para a compra de pescado, importante é observar se o peixe está com boa consistência, olhos brilhantes e sem odor forte. Se vendido em pedaços ou postas, não pode ficar em contato direto com o gelo. Polvo e camarão devem ficar imersos em água com gelo.
O Mercado de Peixes fica na Praça Gago Coutinho s/nº, bairro da Ponta da Praia, perto do ferry boat para o Guarujá.

'ROLEZINHO' FECHA SHOPPING NA CAPITAL DO BRASIL

fonte Yahoo!
O agendamento nas redes sociais de "rolezinhos" e manifestações em três shoppings em Brasília fez um deles fechar as portas. Apesar de apenas o shopping Iguatemi ter decidido não abrir neste sábado, o presidente do Sindicato do Comércio Varejista do Distrito Federal (Sindivarejista), Édson de Castro, acredita que atos programados em dois outros shoppings da capital federal resultariam em perdas de ao menos R$ 1,2 milhão. "Com certeza, vai ter gente que não vai ao shopping temendo as manifestações", disse.
O evento, organizado pelas redes sociais e com mais de 3 mil presenças confirmadas, estava previsto para começar à tarde. A administração do estabelecimento publicou nota na qual afirma que "respeita as manifestações democráticas e pacíficas, mas o espaço físico e a operação de um shopping não são planejados para receber qualquer tipo de manifestação". Aos lojistas, a direção do shopping justificou em comunicado fechado que, com a medida, reitera o "compromisso de garantir a segurança e a tranquilidade" dos clientes, lojistas e colaboradores. Mesmo de portas fechadas, o centro de compras reforçou a segurança.
Um outro rolezinho estava previsto para acontecer também à tarde no Parkshopping, na cidade satélite do Guará, que informou que funcionaria normalmente. Já nas imediações do Brasília Shopping, na região central de Brasília, grupos ligados ao Anonymous organizaram um ato contra a Copa da Fifa de Futebol de 2014, com previsão de início no final da tarde e para o qual estavam confirmados 1,7 mil pessoas, na página do evento no Facebook. O Brasília Shopping também decidiu não interromper seu funcionamento no sábado.
A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal informou que iria monitorar os "rolezinhos" e o protesto contra a Copa, mas que só poderia informar o efetivo policial que será empregado após a confirmação do número real de participantes. Os policiais que vão acompanhar os atos estavam orientados a ficar do lado de fora dos centros comerciais e, segundo a secretaria, só entrariam dentro dos estabelecimentos caso houvesse algum tipo de tumulto.

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

LIVR SARAIVA - OFERTAS


Saraiva Indica   

Não perca esta oportunidade!
Receitas Dietéticas - Col. Delícias Saudáveis
Produto com desconto 
Confira   
Mitos - o Folclore do Mestre André - Conforme a Nova Ortografia
Produto com desconto 
Confira   
Aproveite e conheça estes outros produtos!
 
Mitos - o Folclore do Mestre André - 19ª Ed. - Acompanha Cd -...
 
Receitas para Hipertensos - Col. Delícias Saudáveis
 
Festas - o Folclore do Mestre André - Nova Ortografia - Com CD -...
 
Our Discovery Island 3 - Student Book Pack




* Confira as regras de frete, parcelamento e política de vendas em nosso site. As promoções de frete não valem para o serviço da Entrega Agendada. Ofertas válidas apenas por este e-mail até 25/01/2014 ou término do estoque, o que ocorrer primeiro. As ofertas podem ser alteradas ou interrompidas a qualquer momento, sem aviso prévio. Imagens meramente ilustrativas. A Saraiva realiza pré-venda de determinados produtos conforme orientação de seus parceiros comerciais. A modalidade de pré-venda se caracteriza pelo fato de o produto estar sujeito à disponibilidade futura e incerta pelo parceiro comercial, conforme informado na confirmação do pedido. Portanto, em razão de eventos futuros e incertos, pode a entrega do respectivo Pedido ser postergada até que o produto seja disponibilizado pelo parceiro comercial à Saraiva ou mesmo cancelada, ficando a Saraiva, nesses casos, isenta de quaisquer responsabilidades perante o consumidor.
Para mais informações acesse nossa Central de Atendimento.
Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada, adicione o email saraivaindica@livrariasaraiva.com.br ao seu catálogo de endereços.
Saraiva.com.br respeita a sua privacidade e é contra o spam na rede. Caso não queira receber mais e-mails da Saraiva.com.bracesse este link.