segunda-feira, 20 de maio de 2013

ARRAIÁ DO BERIMBAU - CONC DO JACUIPE - BAHIA - BRASIL

ARRAIÁ DO  BERIMBAU - CONCEIÇÃO DO JACUIPE 

 BAHIA - BRASIL







fonte - ACORDA CIDADE - Dilton  Coutinho - Feira de Santana - Bahia - Brasil

Prefeitura de Conceição do Jacuípe divulga atrações do Arraiá de Berimbau
Andrea Trindade

A
 Prefeitura de Conceição do Jacuípe confirmou a grade de atraçõespara o São João 2013. A festa, conhecida como Arraiá de Berimbauacontecerá entre os dias 21 e 24 de junho e o cantor Daniel está entre as atrações. A data da apresentação do cantor ainda não foi informada.
No
 dia 24 está confirmadíssima a presença do cantor Pablo. No mesmo dia se apresenta a banda Garota Safada. Adelmário Coelhoe Forró do Muído também aparecem na grade de atrações, mas as datas dos shows também não foram informadas ainda.

A
 Secretaria Municipal de Cultura e Esporte informou que neste ano terá festival de quadrilhas e concurso da rua mais ornamentada. Nodia 23, a tarde será animada com o “Arrastão do amor”, que terá a participação de vários artistas locais
.

ARRAIÁ DO BERIMBAU - CONC DO JACUIPE - BAHIA - BRASIL

ARRAIÁ DO  BERIMBAU - CONCEIÇÃO DO JACUIPE 

 BAHIA - BRASIL





terça-feira, 14 de maio de 2013

MUNDO VASTO MUNDO - PALMEIRAS - BAHIA - BRASIL




MUNDO VASTO MUNDO 

PALMEIRAS - BAHIA - BRASIL

HISTÓRIA DA CIDADE

Palmeiras faz parte da Área de Preservação Ambiental
(APA) e do Parque Nacional da Chapada Diamantina
(PARNA), mas nem só de trilhas em meio à mata intocada
 e aventuras radicais vive a cidade. A descoberta de
 jazidas de diamantes, às margens do riacho Lajedinho,
atraiu grande contingente de garimpeiros na corrida por
pedras preciosas e, atrás deles, comerciantes,
colonos, jesuítas, contrabandistas e estrangeiros
consolidaram a ocupação local da, até então,
Vila Bela das Palmeiras.

Ainda hoje, a cidade concentra sua atividade
econômica na exploração de diamantes, carbonatos,
cristal de rocha e calcário, e conserva intacto o
importante casario histórico, facilmente observado
 no Palacete dos Alcântaras, na Prefeitura Municipal, Igreja
 Matriz do Bom Jesus e nas diversas capelas e
casarões de bela fatura. 



Significado do Nome

Do alto dos seus 370 m de altura, o intenso fluxo de água mal consegue tocar o poço, se espalhando pelo ar como se fosse vapor e dando a impressão de uma grande nuvem de fumaça; daí seu nome.  

Aniversário da Cidade:
15 de Janeiro

Gentílico: - palmeirense

População:

8.408 habitantes 
 CARACTERÍSTICAS:
Cachoeiras exuberantes, clima agradável, receptividade nota mil, casa coloniais, kenhions maravilhosos, carnaval tradicionalmente á moda antiga com as marchinhas, bandas trio elétrico, blocos, etc...


Clima: 

Seco subúmido, semi-árido e úmido subúmido  


Temperatura Média:
21° C 
 COMO CHEGAR:


Localização:
Município da Chapada Diamantina no Estado da Bahia 


Limites:
Seabra, Lençóis, Iraquara, Mucugê, Boninal  


Acesso Rodoviário:
Seguir pela BR-324, sentido Feira de Santana, até a ponte do Rio Paraguaçu. Aí, dobrar à direita para chegar à BR-242, sentido Lençóis. De Lençóis para Palmeiras são mais 21 km. 


Distâncias:
Da Capital:
438 km  
Outras: 


 TURISMO:
Resumo:
Principais Pontos Turísticos:

As Cavernas de Palmeiras
Localizada na Estrada das Palmeiras - Vale do Capão, a 16 km da sede e 75 km de Lençóis, a bela queda dágua conhecida como Riachinho é um dos lugares mais freqüentados pelos moradores de Palmeiras, pela própria facilidade de acesso.
A caverna é uma pequena cavidade com entrada através de uma fenda bem estreita. Formada por dois grandes salões, possui água em seu interior e é ideal pra relaxar com um bom banho.
Semi-mapeada e boa para mergulho, a caverna dos Impossíveis localiza-se no Povoado da Lagoa dos Patos, a 10km da BR-242.
A natureza é artista no seu interior: estalactites e estalagmites são verdadeiras esculturas naturais formadas pela corrosão da água. Elas chamam a atenção por detrás de um buraco de 50m de diâmetro e 20m de profundidade. 


Cachoeiras
Maior cascata do Brasil e quinta do mundo, com 370 m de queda d’água, a Cachoeira da Fumaça, no município de Palmeiras, é adrenalina pura; um verdadeiro deleite para os fãs de esportes radicais. 
A velocidade e a força dos ventos, do alto dos seus 420 m de altura, do poço ao topo, a 1.490 m de altitude, por vezes impede que a água da cachoeira atinja o solo. Daí a denominação “fumaça”: a água pulveriza-se na descida, formando um espetáculo de cores e formas em meio à cortina de fumaça inebriante.
Para chegar até lá, uma trilha de quatro dias e três noites em meio à mata densa com direito a trekking através do Vale do Capão e tirolesa - descida em cabo de aço a uma altura de 60 m para, em seguida, saltar no poço da cachoeira. A vista panorâmica de todo o vale compensa as dificuldades do percurso. Pra quem já tem uma certa experiência no ramo, o rapel em meio à queda d’água é um desafio imperdível.
O visitante também pode optar por conhecer a cachoeira de cima. São 18 km em estrada de terra (cerca de 2h de carro), até a Vila do Caeté-Açu, e mais 7 km (2h e 30min ) a pé. Uma caminhada fácil, mas que deve ser feita com a presença de um guia.  
 EVENTOS:


Calendário de Janeiro a Dezembro:
- Terno de Reis - Com indumentárias vistosas, ornamentadas com areia brilhante, miçangas e diversos detalhes, os foliões de Reis encenam atos e entoam cantorias em louvação à divindade de Cristo, quando agraciado e adorado pelos Três Reis Magos, sob a guia da Estrela de Belém. 
Celebrado tanto nos festejos natalinos quanto no dia de Reis, em 6 de Janeiro, o Terno percorre as ruas durante a noite, visitando as casas ao som de viola, caixa e pandeiro, pregando tempos de fé e candura. Tradição seguida à risca nas cidades de Alcobaça, Barreiras, Conde, Jacobina, Lençóis, Morro do Chapéu, Mucuri, Palmeiras, Porto Seguro, São Félix, Santo Antônio de Jesus e Vitória da Conquista.
  
 INFORMAÇÕES ÚTEIS:
PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMEIRAS
E-mail:
Telefones: (75) 3332-2211

SUB-PREFEITURA:
E-mail:
Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:
Terminal Rodoviário de Palmeira:
Largo Dois de Julho, S/Nº (na entrada da cidade) 
Fone: (75) 3332-2250/2152

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:
E-mail:
Telefone:
CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:
OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:
E-mail:
Telefones: (75) 3332-2207

CARTÓRIO ELEITORAL:
E-mail:
Telefone:
OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:
HOSPITAIS:
CORPO DE BOMBEIROS: 193
DELEGACIA DE POLÍCIA:
OUTROS:
E-mails e telefones:
Sites: www.pousadadocapao.com.br
www.bahia.com.br
www.infochapada.com
http://pt.wikipedia.org
PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:


OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 
Conheça nossas opções de hotéis em Palmeiras e pousadas em Palmeiras para visitar Palmeiras.

Promova a cidade de Palmeiras no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional! Clique aqui.




segunda-feira, 13 de maio de 2013

SALVA-SE O PRÉDIO, VAI-SE A ABÓBORA - FEIRA DE SANTANA - BAHIA

fonte - TRIBUNA FEIRENSE

Feira de Santana (Bahia - Brasil), Segunda-Feira, 13 de Maio de 2013

11-05-2013 16:32

AMÉLIO AMORIM: SALVA-SE O PRÉDIO, VAI-SE A ABÓBORA

César Oliveira


Um dos papéis de um teatro é a formação de público.  A sua existência, vai criando um público com afinidade teatral, com interesse em peças e show de caráter menos rebolativo e erótico do que os comumente oferecidos, nesta cidade. Esta parceria acaba levando ao surgimento de grupos teatrais locais e, com o tempo, o aparecimento de peças teatrais de fora e shows mais intimistas, área em que Feira, ainda, é muito carente.   Vez por outra, por esforço pessoal de um produtor, aparecem alguns espetáculos, mas sem regularidade, e em meio a muitas carências.

È tolice imaginar que não temos público, ou que as pessoas não gostam. O que não temos é hábito e opções. Elas precisam ser expostas, para que comecem a criar a vinculação e o costume. Infelizmente, todos os espaços existentes aqui estão aquém do se precisa. O Maestro Miro tem a disposição inadequada de cadeiras -todas em um mesmo nível-, camarins pequenos e o Margarida Ribeiro, do mesmo modo. Destes espaços o que melhor poderia ser improvisado, enquanto não se termina a lengalenga do Centro de Convenções, é o Amélio Amorim. Tem camarins grandes, boca de palco extensa, bom número de cadeiras, espaço para iluminação, acústica razoável. Com os camarins recuperados, as cadeiras numeradas ( se foram), e as condições de funcionamento regularizadas, ele pode ser um bom espaço para shows e peças.

Ao lado do prédio onde funciona o auditório, parcialmente recuperado, continua em progressiva destruição um marco da vida feirense. O espaço onde funcionou o Complexo Carro de Boi composto por um restaurante regional e uma boate em forma de abóbora, a Jerimum, criado pelo esforço pessoal, perseverança e talento, do brilhante arquiteto Amélio Amorim, segue, de forma, talvez, irreversível, em direção à perda total. Amélio dedicou sua vida à idealização daquela obra e, como me disse, mais de uma vez, sua viúva, também já falecida, Irma Amorim, às vezes com o dinheiro que ganhava na semana.

Aquele, que deveria ser o espaço mais representativo de uma fase de transição entre o passado e o presente de Feira, se perde, indiferente, na memória e na falta de ação de quem deveria preservá-lo. 

Ali, ao lado, promessas de recuperação, todas vãs, é o único espetáculo permanentemente em cartaz.