sábado, 1 de setembro de 2012

MERCADOS DE PORTUGAL

MERCADOS DE PORTUGAL



Início | Cidades | Mercados e Feiras de cidade: alternativa aos centros comerciais
Reportagem

Mercados e Feiras de cidade: alternativa aos centros comerciais
Quando foi a última vez que abriu o baú lá de casa em busca de objetos perdidos no tempo? Visitar os mercados e feiras de cidade é, em alguns casos, semelhante ao de remexer em antigos baús. Aqui encontra de tudo, desde a peça de vestuário dos anos 80 até ao último grito da moda. Mas nem só de vestuário vivem estes locais. Aceite o convite e venha conhecer boas alternativas para fazer as suas compras!
   
Para comprar ou simplesmente para visitar, nestes locais respira-se tradição e regatear preços ou trocar dois dedos de conversa são comportamentos comuns por estas bandas. Quem passa pela baixa do Porto não fica indiferente ao emblemático Mercado do Bolhão. Se anda a passear por estes lados, experimente entrar. Para além dos variadíssimos produtos frescos, que enriquecem a sua mesa, ouça com atenção os diferentes pregões que tornam certamente as suas compras mais animadas. Se já está servido então dirija-se até ao Mercado da Vandoma na Alameda das Fontainhas para espreitar as "montras". Roupa ou calçado, objetos de adorno e decoração, o que lhe apetece comprar?
Se é um amante de moedas e selos, então, não deixe de visitar, na Praça D. João I, a Feira da Numismática, Filatelia e Colecionismo, uma oportunidade para enriquecer não só as manhãs de Domingo, como também a sua coleção. Durante os meses de verão, aos Sábados, a Praça Carlos Alberto acolhe o Mercado Porto Belo. Baseado no famoso Portobello Londrino, aqui pode comprar discos de vinil, livros e revistas, produtos biológicos, antiguidades e roupa vintage. Uma perdição! Em Matosinhos, a famosa Feira dos Golfinhos, que já mereceu destaque em Londres, na B.B.C, realiza-se no quarto domingo de cada mês e apresenta-se como o local ideal para colecionadores de toda a gama de objetos, antigos e modernos. Em Lisboa, o cenário é semelhante e as feiras e mercados tradicionais ajudam a manter vivas as tradições.
Naturalmente que no Mercado da Ribeira vai encontrar produtos diferentes e vai certamente ouvir outro tipo de pregões, mas a essência dos mercados é mesmo esta, mostrar o que de mais típico há em cada região. Na Feira da Ladra encontra, entre outros, objetos associados à cidade de Lisboa. Preste atenção ao que se vende, pois encontra os chamados artigos em segunda mão, alguns deles, pertenceram à geração dos nossos avós e que atualmente voltam a fazer furor. O Jardim da Estrela recebe, todos os primeiros fins de semana de cada mês, a feira Crafts & Design. O lema do mercado costuma ser "gozar um dia fora de casa". O que acha da ideia? Mesmo no centro do Jardim Vasco da Gama, no primeiro e terceiro domingos de cada mês, decorre a Feira de Antiguidades, Velharias e Artesanato. Uma oportunidade única para um passeio com compras à mistura.
E que tal dar um salto até ao Príncipe Real, para comprar as suas frutas e legumes? Todos os sábados, pela manhã, o Mercado Biológico proporciona uma grande variedade de iguarias saborosas e igualmente saudáveis. Estes são apenas alguns exemplos de locais onde pode fazer as suas compras. Feiras do livro, de antiguidades velharias e artesanato e mercados de produtos biológicos encontram-se ao virar de cada esquina.
Perca-se na sua cidade e, por entre ruas e ruelas, chegará ao destino. Já agora, se encontrar no baú objetos que já não lhe fazem falta, aproveite e leve-os consigo, quem sabe se não aparece algum comprador?

Pesquisa Temática

Pesquisa avançada

Meteorologia

Ver todas as Localidades

Lisboa

Sol Hoje Máx 32º Min  20º
Pouco Nublado Amanhã Máx 32º Min  19º

Porto

Sol Hoje Máx 27º Min  16º
Sol Amanhã Máx 27º Min  16º

Faro

Sol Hoje Máx 24º Min  20º
Sol Amanhã Máx 24º Min  19º

Nenhum comentário:

Postar um comentário