sexta-feira, 7 de setembro de 2012

ELEIÇÕES DE OUTUBRO - AQUÍFEROS URBANOS


ELEIÇÕES DE OUTUBRO 



AQUÍFEROS URBANOS


Água, terra, fogo e ar são os quatros elementos responsáveis pela construção do universo, segundo as mais antigas visões cosmogônicas. Nas cidades, prevalecem apenas três deles: terra (o solo urbano), fogo (a luz solar, a iluminação artifical)o, menos poluído e o ar (mais poluído, os ares marinhos e das águas continentais).
  
              E a água? Independentemente de seu tamanho físico e populacional, toda cidade tem algum aquífero (lago, lagoa, fonte, rio, etc) ... de maiores ou menores dimensões, conservados ou não, mais cuidados, menos cuidados pelos poderes públicos. Aquíferos funcionam para amenizar o clima - função, para embelezar a cidade (estética) e para a conservação da memória urbana: chafarizes, fontes ... diques ...

País de intensos e crescentes contrastes (quantos Brasis temos?), num extremo, o Brasil rico, São Paulo, o aquífero do Parque do Ibirapuera (fotos abaixo)



 num outro extremo, Salvador, o Brasil paupérrimo, o completo abandono da fonte secular do Terreiro de Jesus (fotos abaixo)





refletindo o abandono e a decadência do Pelourinho, onde o ex-belo aquífero está situado.

Candidatos e candidatas a prefeito e a vereador bebei destas águas ! E dai de beber a quem tem sede de justiça e de direitos de viver, trabalhar e alegrar-se na cidade



Nenhum comentário:

Postar um comentário